Logotipo Acadêmica Agência de Comunicação - Comunicação da Ciência e Inovação

Confira os resultados do nosso trabalho de assessoria de imprensa

Bebida bioenriquecida modula genes ligados ao aproveitamento de vitamina B9 e D

“Após 21 dias de experimento, analisamos o sangue e o intestino dos camundongos. Ficou evidente que a bebida fermentada ajudou a evitar sinais de deficiência de folato nos camundongos, mas sua absorção pode ter sido limitada por características da própria matriz láctea. Pequenas mudanças na formulação, como uma menor adição de soro de leite, podem mitigar esse problema”, diz Cucick, que integra o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs)...


USP e UCL avançam nas células de combustível a etanol

A Universidade de São Paulo (USP) e o Imperial College London (UCL) avançam nas células de combustível a etanol, no Brasil. O Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), da USP, aprimorará tecnologias em hidrogênio e de células a etanol.


Bactéria da Antártida pode revolucionar alimentos, cosméticos e fármacos

Um composto bioativo produzido por uma bactéria foi descoberto na Antártida por pesquisadores do Instituto Antártico Chileno. Esse composto tem propriedades com grande potencial de uso na produção de alimentos, cosméticos, medicamentos e até materiais biodegradáveis. O projeto contou com apoio da FAPESP por meio do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) sediado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP),...


Pandemia de Covid-19: o julgamento que Jair Bolsonaro não enfrentou

O vasto material negacionista produzido por Jair Bolsonaro e seus aliados está reunido no Acervo da Pandemia de Covid-19, uma iniciativa do SoU_Ciência/Unifesp em parceria com a Avico Brasil, o Cepedisa/USP e os grupos de mídia independentes Medo e Delírio em Brasília e Camarote da República.


Bactérias resistentes são encontradas em aves selvagens no Brasil

Nilton Lincopan, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e outro coordenador do estudo, destaca que "os microrganismos que vivem em animais presentes em centros de reabilitação são uma amostragem do que está circulando na natureza. Por isso, além do trabalho fundamental que prestam para a vida selvagem, esses locais podem ser importantes aliados no monitoramento de patógenos humanos”.


Empresas buscam reduzir emissões de GEE sem perder competitividade

"O hidrogênio pode ser usado como célula de combustível no setor automotivo, já que ele tem uma alta eficiência de conversão", afirma o professor Julio Meneghini, coordenador do RCGI -USP (Research Center for Greenhouse Gas Innovation).