Logotipo Acadêmica Agência de Comunicação - Comunicação da Ciência e Inovação

Confira os resultados do nosso trabalho de assessoria de imprensa

Unicamp receberá R$ 17 milhões para incentivar startups de energia

A Unicamp e a Petrobras anunciaram uma parceria de pesquisa e desenvolvimento para a criação de startups de alta tecnologia voltadas ao setor de energia. A universidade foi selecionada entre 16 instituições de ciência, tecnologia e inovação do Brasil. O projeto será executado pelo Centro de Estudos em Energia e Petróleo da Unicamp.


EXXONMOBIL E CEPETRO ESTÃO DESENVOLVENDO NOVAS FERRAMENTAS PARA APRIMORAR SIMULAÇÃO EM RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO

O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), da Unicamp, deu início a um projeto de pesquisa de grande porte em colaboração com a ExxonMobil Brasil.


Nova vacina contra vírus zika mostra resultados promissores em testes com animais

Uma nova vacina contra o vírus zika desenvolvida por pesquisadores da USP demonstrou ser segura e eficaz em testes com camundongos. Além de induzir a resposta imune contra o patógeno, o imunizante também protegeu os animais de danos cerebrais e testiculares associados à infecção viral. Os achados foram publicados na revista científica NPJ Vaccines e são um passo importante no avanço das estratégias de prevenção do zika.


Ostras vendidas no Brasil carregam bactérias multirresistentes e metal tóxico

Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e de outras instituições de pesquisa brasileiras encontraram bactérias multirresistentes e altos níveis do metal tóxico arsênio em ostras cruas prontas para consumo vendidas em diferentes mercados do País.


Laboratório da USP identifica primeiros casos de gripe aviária no Parque Ibirapuera

O Laboratório de Pesquisa em Vírus Emergentes do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (LPVE/ICB-USP) detectou a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves silvestres encontradas no Parque Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, um dos parques mais visitados do mundo.


Estudo da USP aponta que diversificação de culturas pode dobrar sequestro de carbono no solo

A pesquisa, realizada no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), revelou que a diversificação de culturas agrícolas pode mais do que dobrar a taxa de sequestro de carbono no solo.