Liderados por cientistas do ICB-USP, os estudos ajudam a compreender o papel da STIP1 e da maspina em processos vitais das células e abrem caminho para avanços ligados ao câncer e a aplicações em medicina regenerativa.
2025 foi um ano especial para Jaqueline Goes de Jesus. Em setembro, ela foi efetivada como professora da Universidade de São Paulo, passando a integrar o quadro de docentes do Instituto de Ciências Biomédicas.
O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) receberá um aporte de R$ 4,9 milhões para a infraestrutura laboratorial para avaliação do dióxido de carbono (CO2) com impurezas em tubulações de hubs de captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS).
A cefalocromina, substância isolada a partir de um fungo da espécie Alternaria sp., mostrou-se ativa contra células de um tipo de câncer de mama agressivo, indicando importante potencial antineoplásico. Quando combinado a quimioterápicos comumente utilizados no tratamento da doença, o composto ainda intensificou a ação dos medicamentos. O artigo que apresenta estes resultados foi publicado na revista científica Journal of Natural Products por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.
Painel do Financiamento mostra que as FAPs ocupam um lugar central no financiamento da ciência brasileira e, em momentos de crise federal, assumem o papel de sustentação do ecossistema científico nacional. O recém-lançado Painel do Financiamento das FAPs é desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência) da Unifesp em parceria com o Confap.
O trabalho foi conduzido por pesquisadores vinculados ao Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. O estudo revelou lacunas preocupantes no comportamento da população, elevando o risco de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) nos lares do país. Os resultados foram relatados em artigo publicado na revista Food and Humanity.