HOMENAGENS

28 a 30/09  11h / 14h20

Nossos bravos precursores

A DC no Brasil chegou até aqui com o esforço, competência e talento de jornalistas, cientistas e estudiosos da área. Vamos mostrar quem foram eles. Por meio de vídeos de dez minutos, amigos e colegas falarão sobre as características pessoais e profissionais dos homenageados. Coordenador de Homenagens: Thiago Passaro (Comunicação do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de SP). Vejam quem são os homenageados e os homenageadores:


Crodowaldo Pavan (1919-2009)

Geneticista com reconhecimento no Brasil e no exterior, foi um gande incentivador da divulgação científica. Foi presidente da SBPC e o primeiro do CNPq no período pós-ditadura militar (1964-1985). Colaborou com a criação da Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic).

Leopoldo De Meis (1938-2014)

Formato em medicina, dedicou-se à bioquímica como docente da UFRJ. Exerceu intensas atividades junto a estudantes do ensino fundamental – para quem produziu material didático atraente para o ensino de ciências, como livros ilustrados, peça de teatro e filmes animados.

Graça Mascarenhas (1947-2018)

Jornalista, deu significativa conbruição à divulgação científica ao se tornar, em 2002, gerente de comunicação da Fapesp. Anteriormente, trabalhou nas redações da revista Visão, do jornal O Estado de S. Paulo e das revistas Globo Rural e Galileu. 

Ricardo Bonalume (1960-2018)

Jornalista, teve sua trajetória profissional feita quase exclusivamente na Folha de S. Paulo. Fez várias coberturas para a editoria de assuntos internacionais, em diferentes países, mas foi como repórter de ciência que se consagrou no jornalismo.  

Wanda Jorge (1956-2016)

Jornalista especializada em jornalismo científico, trabalhou em jornais e emissoras de rádio e de TV, em São Paulo e Campinas. Foi professora de Jornalismo na PUC-Campinas e na Metrocamp. Seu último trabalho foi no Labjor, de 2002 a 2016, como Editora da revista Ciência e Cultura, da SBPC. 

Isaac Epstein (1926-2018)

Engenheiro civil, mestre em Filosofia e doutor em Comunicação. Membro da Cátedra Unesco/Metodista. Coordenou a área de concentração “Comunicação Científica da Saúde”. Idealizador e responsável pelas Conferências Brasileiras de Comunicação e Saúde (COMSAÚDE). Professor da FAAP e UMESP.

José Marques de Melo (1943-2018)

Primeiro doutor em jornalismo titulado por uma universidade brasileira, a ECA-USP  -- onde criou o Departamento de Jornalismo e Editoração. A convite da Unicamp, ajudou a fundar o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor Unicamp). 

voltar