MINICURSOS

28 a 30/09     9h às 11h

Para pesquisadores, jornalistas, professores e estudantes

Os dez minicursos serão úteis a quem já faz ou pretende fazer divulgação científica. Com aula única de duas horas e quatro minicursos simultâneos por dia, eles abrangem Saúde, Meio Ambiente, Linguagens, Educação Científica e multidisciplinares. Certificados serão concedidos para os alunos com participação integral nas duas horas/aula. Coordenação de Minicursos: Simone Bortoliero (UFBA). 
 


A dimensão social das mudanças climáticas- perspectivas da comunicação de riscos – 30/09

Nos últimos anos, estudos científicos no âmbito internacional têm apresentado evidências que associam o aumento da frequência dos eventos extremos às mudanças climáticas, resultando em desastres cada vez mais constantes e intensos em todo o mundo. Nesse contexto, ações, programas e estratégias voltadas à redução de riscos de desastres (RRD) são fundamentais para minimizar os danos humanos e materiais provocados por esses fenômenos. Nesse sentido, este mini-curso tem o objetivo de reforçar o papel da divulgação científica no entendimento da dimensão social das mudanças climáticas, como o aumento dos deslocamentos internos por desastres, que superam as estatísticas da migração forçada por guerras e conflitos. Esse objetivo se complementa com a identificação das potencialidades da comunicação de riscos para a construção de resiliência e adaptação da sociedade aos riscos e à crise climática.

Professora: Cilene Victor (UMESP-Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade Paulus de Comunicação)

Produção de vídeos científicos para Youtube - 29/09

Nem sempre o rigor científico tem sido uma meta nos vídeos veiculados no Youtube, prejudicando a qualidade da informação. Portanto, é fundamental se saber produzir vídeos como uma ferramenta qualificada para a  democratização o conhecimento. Realizar roteiros e compreender os sistemas de produção anárquicos do Youtube podem contribuir para torná-los eficazes na comunicação da ciência para a sociedade.
Professora: Mariana Sebastião, especialista em Educomunicação, sobretudo para a educação científica. Saiba mais

Como escrever e falar de ciência para o público leigo - 28/09

Examinar as diferentes linguagens considerando plataformas e público-alvo da divulgação científica para uma comunicação púbica da C,T&I, considerando as diferentes culturas e formação dos estratos sociais para uma recepção e apropriação do conhecimento. Oferecer dicas e referencias da literatura da área para o desenvolvimento de linguagens mais adequadas para o público leigo em geral.
Professor: Fabiano Ormanaze, professor de jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ser cientista na escola - 29/09

Em um momento de desinformação, se torna cada vez mais necessário promover ações que buscam aproximar o ambiente escolar da metodologia científica contextualizada com o ensino investigativo como forma de alcançar o conhecimento. O minicurso busca mostrar a importância da experimentação como forma de aprender e ensinar ciências em sala de aula, proporcionando uma oportunidade de entender como a ciência funciona. Para isso, será apresentado o projeto Ser Cientista (UFRJ) como estratégia para inspirar o ensino investigativo nas escolas. Os participantes assistirão uma demonstração de atividades realizadas no âmbito do projeto, com sugestões de como montar o experimento, estimular o questionamento e a criação de hipóteses pelos estudantes.
Professora: Andrea T. Da Poian, professora Titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. 

Diversidade étnica e cultural na DC: saberes institucionalizados - 30/09

Discutir o papel da divulgação científica na acesso de jovens negros, mulheres e LGBTS ao conhecimento científico. Discutir o papel da divulgação científica na inclusão de saberes populares, tradicionais de diferentes culturas e etnias, para a promoção da diversidade em diversos contextos sociais. Contribuir para a reflexão da divulgação científica no enfrentamento de preconceitos em pesquisas de gênero, sexualidade, racismo e homofobia.
Professor: Ricardo Alexino Ferreira, jornalista e livre docente da ECA-USP. Saiba mais

Representações da saúde na mídia brasileira - 28/09

Examinar como os meios de comunicação representam a saúde e as doenças, numa perspectiva individual e coletiva. Suas concepções, configurações e ênfases. Discutir os aspectos sociais da saúde na Constituição, como bem público e não como mercadoria.Thiago Passaro, coordenador de Comunicação do Programa Municipal de DST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Professor: Thiago Passaro, coordenador de Comunicação do Programa Municipal de DST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Cobertura da Covid-19: novos desafios - 30/09

Discutir a cobertura na mídia e redes sociais sobre a Covid-19, considerando erros, acertos e desafios. Abordar a percepção da população sobre os cuidados e responsabilidade social para o enfrentamento da pandemia. Fornecer elementos científicos que permitam uma divulgação mais competente sobre novas terapêuticas, fármacos, desenvolvimento da doença, sequelas, políticas públicas e limites do setor de saúde, além de análise adequada dos indicadores estatísticos da área.

Professores: Elton Alisson e Noêmia Lopes, jornalistas da Agência Fapesp, mestres em Divulgação Científica e Cultural (Labjor-Unicamp).

 

O estado da arte das pesquisas em vacinas - 30/09

Será focado em ampliar o conhecimento sobre vacinas para que possamos entender melhor aspectos relevantes deste hot topic. Abordaremos de maneira ampla o que compõe as vacinas e como interagem com o sistema imunológico. Serão explicados alguns conceitos importantes que estão sendo muito discutidos na mídia, como anticorpos, memória imunológica, resposta celular etc. Com estes conhecimentos em mãos, poderemos compreender melhor as diferenças inerentes de cada estratégia vacinal para que possamos transitar com mais clareza em um mundo onde vacinas de MRNA e inativadas são discutidas até em eventos sociais. Por fim, vamos discutir temas relevantes para o mundo de hoje que vão além da COVID-19, como o impacto da queda na vacinação contra sarampo e mitos que fomentam o movimento antivacinas.

Professores: Luís Carlos de Souza Ferreira e Mariana T.P. Fávaro, respectivamente coordenador e pesquisadora no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

A produção científica brasileira – políticas, investimentos e resultados - 30/09

Entender os meandros da política científica brasileira e internacional é fundamental para uma divulgação científica que não se limite aos resultados da produção científica e suas aplicações. Discutir o papel da C,T&I no desenvolvimento social e econômico, entendendo sua responsabilidade, seus limites e possibilidades. Conhecer o marco legal, as fontes e os bancos de dados sobre financiamento e rankings internacionais.
Professora: Francilene Garcia, diretoria-secretária da SBPC e ex-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Saiba mais

Dos laboratórios para a sociedade - 29/09

Entender a vida em laboratório no processo de produção do conhecimento científico, básico e aplicado, seus acertos, erros, riscos e limites. Conhecer as formas de financiamentos para o desenvolvimento das pesquisas. Informar sobre como funciona a elaboração de um projeto de pesquisa, as questões colocadas, seu referencial teórico, metodologia e desenvolvimento. Debater sobre ética e estratégias na produção dos papers e sua divulgação para a sociedade.
Professora: Diélen Borges, Universidade Federal de Uberlândia.

O projeto Sirius para jornalistas e divulgadores de ciência – 29/09

O Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais apresentará o CNPEM, centro de pesquisa multiusuários, constituído por quatro Laboratórios Nacionais, e dará destaque ao Sirius, mais complexo projeto da ciência brasileira. Serão apresentados os programas de P&D do CNPEM, nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de medicamentos, inclusive a partir da biodiversidade brasileira; mecanismos moleculares de doenças; nanopartículas funcionalizadas para combater bactérias, vírus, câncer; novos sensores e dispositivos nanoestruturados para saúde e óleo e gás; soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, entre outros. 
Professor: Antonio José Roque da Silva é Diretor Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)
 

Jornalismo de dados - 30/09

Entender como dados são tratados e analisados a partir de noções de estatística deve ter importância fundamental no papel dos comunicadores em geral para organizar e transmitir para a sociedade informações consistentes. Oferecer noções básicas desta área é essencial para identificar e saber explorar bases de dados.
Professor: Marco Túlio Pires, jornalista, líder do Google News Lab para o Brasil. Saiba mais
 

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