Serão apresentados 28 trabalhos, sendo nove a cada dia em sessões simultâneas de três trabalhos, entre 14h30 e 15h00. Todos terão dez minutos de duração. Com autores de todas as regiões do país, os trabalhos foram indicados por pares e selecionados pelo Comitê Técnico-Científico do Congresso. Eles se referem a sete áreas: digital, divulgação e educação científica, jornalismo científico, meio ambiente, multidisciplinares, pandemia, saúde. Coordenação de Trabalhos: Graça Caldas (Labjor-Unicamp).
A divulgação científica nas mídias sociais: a experiência de 6 universidades públicas sediadas em SP (USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, Federal de São Carlos e Federal do ABC).
Luciane Treulieb - Santa Maria/RS.
Representações da mídia sobre declarações oficiais e ações políticas no Brasil durante a pandemia COVID-19.
Diogo Oliveira – Universidade Federal de Campina Grande/Cornell University.
Processos comunicacionais da pesquisa participativa na área ambiental.
Bruno de Peirro - IEE-USP
Relações de sentido sobre a vacinação no Facebook (2018).
Natiely Rallo Shimizu – Labjor-Unicamp.
Comunicação pública da ciência na Amazônia: Uma análise dos processos comunicacionais do projeto Ciência na Ilha em escolas ribeirinhas de Belém do Pará.
Elissandra Batista - Universidade Federal do Pará.
A ciência dos memes e os memes sobre ciência: autoria colaborativa e divulgação científica na internet.
Kaio Eduardo de Jesus Oliveira – Universidade Tiradentes - BA
Difusão, divulgação e letramento científico como tecnociência solidária: a caixa-preta dos algoritmos e a percepção pública da ciência, tecnologia e inovação.
Renato Aparecido Terezan de Moura – Universidade Estadual Paulista-Araraquara.
Autoridade científica: uma proposta de análise a partir dos estudos de percepção pública sobre CT&I.
Vanessa Fagundes – Universidade Federal de Minas Gerais.
Jornalismo científico nas universidades: como estamos e para onde podemos ir?
Graciele Almeida e Diogo Lopes de Oliveira – Universidade de São Paulo.
Individualização da responsabilidade na pandemia da COVID-19 no Brasil: explorando pontos cegos na construção de imaginários em saúde pública.
Renan Leonel, Universidade de São Paulo e Eidgenössische Technische Hochschule Zürich.
Ciência portátil: dispositivos móveis para a popularização da ciência.
Raimundo Ralin Neto – Universidade Tiradentes (BA).
A divulgação científica no combate à desinformação sobre a COVID-19 através das Rádios Universitárias
Mariana Guenther, Yvana Fechine , Isaltina Gomes – Universidade Federal de Pernambuco
Ensino de botânica: uma abordagem com histórias em quadrinhos e pela via da pedagogia histórico-crítica.
Maria Josiane da Silva Nery - Universidade Federal do Pará.
Fake news, vacina e educação – Um olhar sobre o letramento midiático e informacional na escola.
Cesar Gomes – Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor-Unicamp).
Epidemias: um estudo sobre a cultura médico-científica na imprensa brasileira.
Claudio Antonio de Freiras Bandeira – UFBA.
Cultura científica e o papel do jornalismo científico frente às fakes news na ciência.
Mirian Barreto Lellis, Benedito Dielcio Moreira - Universidade Federal de Mato Grosso.
Amazônia em chamas: análise discursiva da cobertura da imprensa sobre meio ambiente (1975-2002).
Luciana Miranda Costa - Universidade Federal do Pará.
A comunicação pública na cultura científica do Brasil e Canadá: estudo comparado entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Ottawa (UOttawa).
Adriana C. OMENA SANTOS - Universidade Federal de Uberlândia, MG - Universidade de Ottawa, ON.
Desinformação em relação à Covid: como se espalha, quem cria, quem propaga.
Dayane Machado – DPCT/IG/Unicamp.
(Ainda) Criando o “terceiro entorno”. Revisitando os desafios e oportunidades da divulgação científica no meio digital.
Marcelo Sabbatini - Instituto Edumed Nordeste e Faculdade Integrada de Pernambuco.
A divulgação científica como campo de pesquisa: as redes de autores no Brasil e na França em teses de doutorado.
Mello Gomes, Isaltina - Universidade Federal de Pernambuco; Azevedo, José - Universidade do Porto; Neiva Santos, Ivone - Universidade do Porto; André, Daniel - Universidade Nova de Lisboa.
Divulgação científica em formatos radiofônicos: a experiência da revista Ciência Rural no contexto pandêmico.
Maria Luiza De Grandi/ Elisa Campos Eduarda de Medeiros Paz/ Francine Rodrigues - Ciência Rural, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
O papel dos vídeos de ciência na divulgação científica: o caso do projeto ScienceVlogs Brasil.
Raphaela Martins Guedes de Azevedo Velho –– Labjor-Unicamp.
A divulgação científica online sobre animais peçonhentos – um diálogo entre a Educação Científica intercultural, a Educomunicação e a Educação Museal.
Rejâne Maria Lira-da-Silva - Universidade Federal da Bahia.
Jornalismo científico em tempos de pandemia na Amazônia: um estudo sobre o Portal A Crítica.
Cristiane de Lima Barbosa - Universidade Federal do Amazonas.
Jornalismo ambiental: características e interfaces de um campo em construção.
Juliana Sampaio Pedroso de Holanda, Luciana Miranda Costa, Pietari Kääpä - University of Warwick, Inglaterra - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O debate sobre vacina em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento.
Igor Waltz –INCT-CPCT/Fiocruz- RJ.
Confiança, atitudes, informação: um estudo sobre a percepção da pandemia de COVID-19 em 12 cidades brasileiras. Yurij Castelfranchi (UFMG), Luisa Massarani (INCT-CPCT/Fiocruz-Rj), Ione Maria Mendes (USP), Vanessa Fagundes (UFMG), Carmelo Polino (Universidad de Oviedo) e Bertha Maakaroun (UERJ).